domingo, 16 de junho de 2013

O que é construção social da identidade?

A construção da identidade social é caracterizada pela forma como nós mesmos nos vemos, ou seja, é o sentido egocêntrico conjugado pela forma como os outros nos vêem. Designa-se também como identidade social, o indivíduo pertencer à determinadas categorias, isto é, o indivíduo possui várias identidades, sendo elas do gênero (masculino, feminino), nacional (brasileiro, estrangeiro), etária (idade), étnica (sua etnia ou raça: branco, negro), profissional (sua profissão) entre outras.
A teoria da identidade social foi inicialmente formulada pelos psicólogos sociais Henri Tajfel e John Turner, e em estudos da década de 60 e 70 foi revelado que essa identidade estaria ligada à classes sociais, ou seja, um indivíduo que pertencia a uma determinada classe social teria a mesma identidade que o outro indivíduo que pertencesse a mesma, tornando assim esses indivíduos dependentes da sua estrutura social e não de suas próprias escolhas.
Só depois, após estudos sociológicos foi defendida uma identidade individual e então a identidade social passou a ser vista como algo que se constrói individualmente, portanto cada ser tem sua própria identidade, como é até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário